Você já investiu no seu banco de colágeno? Esse é um termo comum no mundo da estética e você provavelmente já deve ter ouvido falar.
Consiste em uma das principais tendências atuais para a prevenção da flacidez e envelhecimento da pele de forma suave e natural. Isso porque em torno dos 30 anos de idade, a produção de colágeno começa a diminuir no organismo, o que faz necessário a reposição para diminuir os efeitos do tempo na derme.
Com a perda cada vez maior desse importante nutriente para o organismo, começam a surgir diversos sinais do envelhecimento no corpo, em especial, na pele. Por essa razão, investir no seu banco de colágeno é uma excelente alternativa para manter uma aparência jovem e natural por muitos anos.
Quer saber mais sobre o banco de colágeno? Então, acompanhe este conteúdo!
Afinal, o que é banco de colágeno?
Para entender sobre o banco de colágeno, é preciso saber sobre as funções desse nutriente: o colágeno é uma das principais proteínas do organismo.
Seu papel é evitar o desgaste da pele, cabelos, unhas, articulações e tendões, garantindo a elasticidade e resistência dessas regiões. Por volta dos 30 anos de idade, o corpo humano passa por um processo de redução da produção de colágeno, atingindo um nível menor do que o organismo necessita. Dessa maneira, surgem os primeiros sinais aparentes de envelhecimento: flacidez, rugas, linhas de expressão e perda do contorno facial.
Mas, afinal, o que é banco de colágeno? Para garantir a sustentação, elasticidade e firmeza da pele, é preciso manter os níveis de produção de colágeno como se estivesse na flor da juventude. E é disso que se trata o banco de colágeno! Para manter o equilíbrio na produção da proteína, existem diversos procedimentos estéticos que podem ser adotados, como:
Suplementação via oral de colágeno;⠀
- Aplicação de Bioestimuladores de colágeno (Radiesse e Sculptra);
- Tecnologias para a estimulação de colágeno (Ultraformer, Fotona, Exilis e Endymed).
Lembre-se que apenas um médico especializado indicará o melhor tratamento para cada paciente. Além disso, todos os procedimentos devem ser aliados a uma alimentação saudável, principalmente com fontes de vitamina C que auxiliam no suporte de colágeno, prática de exercícios e livre de vícios, como o tabagismo e o alcoolismo.
Como funciona o banco de colágeno na prática?
O processo de investimento no banco de colágeno é um trabalho preventivo que é realizado a longo prazo. Portanto, a reposição de colágeno deve ser constante para manter os níveis de produção da proteína em alta e evitar que o corpo consuma mais colágeno do que produz. Em contrapartida, o tratamento deve estar aliado a um estilo de vida saudável, rotinas de cuidados com a pele, proteção solar constante e com muita atenção à saúde do corpo.
O profissional da área vai analisar o paciente e fazer um planejamento detalhado, incluindo um ou procedimentos combinados que contribuirão para o investimento do seu banco de colágeno. Além disso, o especialista vai determinar a frequência ideal para cada caso. Quando realizado da maneira adequada, o resultado é bastante eficaz e natural, evitando que rugas e flacidez voltem a aparecer.
Quais os procedimentos podem ser realizados para alcançar esse resultado?
Na construção do banco de colágeno, é fundamental que seja realizado o tratamento adequado para cada caso. Com isso, pode ser que seja realizado apenas um tratamento ou um protocolo de estética, isto é, a combinação de dois ou mais procedimentos.
Em razão disso, cada paciente tem um tratamento personalizado de acordo com o tipo de corpo, pele e idade entre os procedimentos mais utilizados para investir no banco de colágeno, podemos listar os seguintes:
- Sculptra: consiste na aplicação do ácido poliláctico, substância produzida pelo próprio corpo que estimula a produção de colágeno na área de aplicação, como pescoço, face, colo, abdômen, braços, mãos, glúteos e coxas;
- Radiesse: esse bioestimulador é composto por hidroxiapatita de cálcio, substância que atua na firmeza e elasticidade da pele por meio do estímulo à produção de colágeno. Sua diferença é que pode ser utilizada como preenchimento de áreas como têmporas, mento, malar e mandíbula. E é ideal para mãos, pescoço, braços, joelhos, coxas e glúteos;
- Ultraformer: a tecnologia conta com ultrassom micro e macrofocado que permite atingir camadas profundas da pele, estimulando a produção de colágeno pelo corpo. O principal foco e destaque do aparelho e na região do rosto;
- Fotona: essa tecnologia combina dois tipos de lasers que se complementam para realizar o tratamento de pele, tanto do rosto quanto do corpo. Permite o rejuvenescimento da pele por meio do estímulo à produção de colágeno. As principais áreas de tratamento são o couro cabeludo, face, colo, pescoço, tronco e membros inferiores;
- Exilis: consiste em um aparelho de radiofrequência monopolar que trata rugas, celulite, flacidez, excesso de gordura, entre outros. A atuação ampla permite o tratamento de diversas áreas, como olhos, face, colo, pescoço e todas as regiões do corpo (incluindo a parte íntima);
- Endymed: tecnologia de radiofrequência que permite tratamentos corporais e faciais. A tecnologia promove uma melhora significativa em cicatrizes, flacidez, poros dilatados, estrias, celulites, rejuvenescimento e remodelação do contorno corporal.
Banco de colágeno: você já investiu no seu?
Você já teve a sensação que o rosto está “derretendo”? Ou percebeu o umbigo triste”? O processo de envelhecimento torna a pele mais flácida e menos firme, contribuindo pro surgimento de rugas e linhas de expressão. Esse é o efeito do tempo, da gravidade e outros fatores internos e externos.
O colágeno é responsável por manter a elasticidade, firmeza e estrutura da pele e de diversos tecidos e articulações do organismo. Sendo assim, podemos dizer que ele é o melhor amigo da nossa saúde, beleza e jovialidade da pele. Portanto, invista no seu banco de colágeno!
Na clínica Giovana Moraes, nossos profissionais farão uma abordagem preventiva do envelhecimento Com nossos procedimentos formaremos um estoque de colágeno na região da pele que você quer tratar. Dessa forma, a perda da proteína não será sentida e os efeitos do tempo serão mais suaves.
Converse com a gente e inicie agora mesmo o investimento no seu banco de colágeno! Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais.