Quem não tem uma área do corpo em que os pelinhos são realmente um incômodo? Seja porque não agrada esteticamente ou porque eles geram as temidas foliculites (aquelas pequenas bolhas avermelhadas na pele) com a depilação com cera ou lâmina, muitas pessoas optam pela depilação a laser para se livrar do problema.
Mas qual o método realmente eficaz? A técnica mais eficiente depende dos objetivos da pessoa, a sensibilidade da pele, a coloração e a quantidade de pelos.
Quer conhecer os diferentes métodos e qual o mais recomendado para a segurança da sua pele? Então, acompanhe este post!
Conheça os diferentes métodos de remoção de pelos
Os diferentes métodos de remoção de pelo envolve técnicas de depilação superficial ou que agem diretamente na raiz, tanto para homens quanto para mulheres. Confira:
Remoção de pelos com pinça
A depilação com pinça é ideal para áreas com menor quantidade de pelos, como buço e sobrancelhas. O método consiste em puxar os fios da raiz e os resultados duram de alguns dias até semanas, dependendo da pessoa. No entanto, a técnica é dolorida, pode causar irritação na pele, resultar em pelos encravados e não é eficiente em áreas maiores.
Depilação com cera
A depilação com cera é um método geralmente realizado por profissionais ou é possível encontrar kits prontos para fazer em casa. A técnica consiste em passar a cera quente por cima dos pelos, com ajuda de uma espátula ou lenço depilatório e arrancá-lo após seco. É ideal para áreas como pernas, braços, virilha e axilas.
A remoção é rápida e tem alta durabilidade, porém, pode ser um procedimento extremamente doloroso. Além disso, a cera pode causar queimaduras na pele, manchas na pele e foliculite.
Creme depilatório
O creme depilatório também é um método bastante utilizado em casa. A técnica se trata de cremes com componentes que quebram a estrutura da queratina (proteína do fio). Ao aplicá-lo, o pelo fica cada vez mais fino até que sua base seja dissolvida quando o creme for removido. O procedimento é indolor, contudo, tem baixa durabilidade, não é tão prático e seu uso frequente não é recomendado por causar irritações na pele.
Lâmina de remoção de pelos
Uma das técnicas mais práticas para fazer em casa, principalmente em caso de emergência. O método consiste na remoção superficial dos pelos com lâmina. Nesse caso, a depilação tem baixa durabilidade, exigindo uma nova remoção em pouco tempo.
Além disso, o procedimento pode resultar em cortes, irritação da pele por conta do atrito com a lâmina, surgimento de foliculites e altas chances de escurecimento da pele. Por isso, o método não é recomendado a longo prazo.
Depilador elétrico
A técnica de remoção de pelos com depilador elétrico também é uma das mais utilizadas em casa. A técnica age de maneira semelhante à cera, puxando os pelos pela raiz. Isso porque o aparelho conta com pequenas pinças ou discos rotativos que retiram os pelos conforme deslizam sobre a pele.
Desse modo, o método proporciona praticidade e durabilidade na remoção de pelos, mas assim como os métodos acima, também tem seus malefícios, como dor durante o uso, irritação em regiões sensíveis, como rosto, virilha e foliculite.
Depilação a Laser
A depilação a laser é uma técnica realizada exclusivamente por profissionais em clínicas especializadas. Consiste em um dos procedimentos mais eficazes para remoção dos pelos de forma duradoura e permanente. O método a laser atinge tanto os pelos mais finos quanto os mais grossos, agindo diretamente nos folículos pilosos.
No entanto, o procedimento requer tempo para garantir que os pelos desapareçam definitivamente, uma vez que se trata do enfraquecimento dos fios, até que parem de crescer. Essa técnica é perfeita para quem sofre com pelos encravados e foliculite. O investimento também é temporário, visto que após o enfraquecimento total dos pelos, não será mais necessário gastar com outros procedimentos.
Laser: único método definitivo para remover os pelos indesejados
Já pensou nunca mais sofrer com crescimento de pelos? O método mais eficaz para remover definitivamente os fios indesejados é a depilação com o laser Fotona. A tecnologia ainda é exclusiva de algumas clínicas no Brasil, visto que se trata de uma novidade na medicina estética.
Nesse tipo de depilação, o aparelho escaneia a área desejada e realiza a aplicação de luz de maneira homogênea, isto é, garante que toda a região de aplicação seja tratada. Além disso, a tecnologia não realiza mais de um disparo na mesma área, o que evita danos, como queimaduras.
O laser utilizado pelo Fotona é o ND Yag, o qual emite ondas de calor e atinge diretamente o folículo da pele, ou seja, preserva o pigmento da pele. Portanto, o tratamento pode ser realizado em todos os tipos de pele, sem o risco de causar manchas, além da possibilidade de ser realizado em todos os diversos tipos de pelos, sejam eles claros ou escuros, finos ou grossos, exceto em fios brancos.
Entre todas as vantagens citadas, o laser Fotona promove um procedimento de depilação indolor e mais confortável comparado a outros métodos a laser. O aparelho também é referência em tratamentos de rejuvenescimento de pele e no combate à flacidez. A quantidade de sessão também é menor, sendo necessário em torno de 4-6 sessões, porém, depende da região a ser tratada.
Lembre-se que a remoção de pelos a laser deve ser feita por um profissional especialista na tecnologia Fotona, Por isso, leve em consideração um centro estético que seja referência no mercado para se cuidar Clínica Giovana Moraes.
Quer entender mais sobre o laser Fotona por quem domina sobre o assunto? Então, entre em contato e agende uma consulta com a gente!