Quem gosta do mundo da beleza já está muito familiarizado com o termo “skincare”, que é o nome utilizado para a rotina de cuidados com a pele.
Portanto, as pessoas imaginam que essa rotina acontece apenas no rosto, mas muito pelo contrário! O skincare pode ser realizado em todo o corpo, até mesmo na região íntima.
Skin care íntimo
Pode parecer estranho criar uma rotina de cuidados íntimos, mas a vulva é pele e também necessita de cuidados, desde a higienização até os mais específicos.
Inclusive, quando feito com boas orientações, o skincare íntimo pode evitar o ressecamento vulvar e vaginal, foliculites, infecções e também previne o escurecimento dessa região.
Confira algumas das dicas da Dra. Giovanna Milhomem sobre as principais etapas de um skincare íntimo:
1- Sabonete íntimo:
O sabonete íntimo é um tema que rende muitas discussões, inclusive entre os ginecologistas, mas quando utilizado da forma correta ele pode ser muito eficiente e trazer benefícios para a saúde! Ao utilizar esses produtos é importante lembrar:
- Escolha do produto ideal: A vulva e a vagina possuem um pH ácido, em torno de 3,8 ou 4,5. Então o ideal é optar por produtos com o pH baixo (ácido) para realizar a manutenção da flora vaginal. Dessa forma você estará higienizando sua região íntima corretamente e ainda evitará doenças, como as vulvovaginites.
- Use sem exageros: Realizar a higienização com o sabonete íntimo apenas 1 vez ao dia já é suficiente!
2- Hidratante vulvar:
Assim como os hidratantes faciais, os hidratantes vulvares proporcionam hidratação, protegem a barreira cutânea e evitam irritações e coceiras.
Por outro lado, é preciso ter atenção, porque o hidratante facial ou corporal não substituem o hidratante vulvar. Utilizar produtos que não são específicos para a região íntima pode causar desconfortos e irritações.
3- Sérum clareador para vulva e virilha:
É natural a região íntima adquirir uma coloração mais escura. Isso pode acontecer pelo envelhecimento, gestação, depilação, tabagismo, obesidade, entre outros fatores.
Porém, tornou-se um incômodo e afeta a autoestima de muitas mulheres.
Dessa forma, já existem séruns clareadores, tanto para vulva quanto para a virilha. Eles tem como objetivo clarear a acalmar a pele sensível dessas regiões.
Outras dicas associadas a essa condição são:
- Evite a depilação com lâmina e cera: Prefira a depilação à laser!
- Evite roupas apertadas e calcinhas fio dental: Roupas mais soltas (como vestidos e saias) fazem com que a região íntima não fique abafada e não sofra tantos atritos.
- Trate corretamente da foliculite: Foliculite é uma infecção que atinge o folículo piloso (onde nascem os pêlos). O não tratamento pode causar mais manchas escuras na virilha.
4- Cuidado com alguns produtos:
Existem alguns protocolos quando se fala em região íntima da mulher. Todo cuidado é necessário para não utilizar produtos que são desnecessários ou prejudiciais para a saúde.
Por exemplo, os desodorantes íntimos alteram a característica da fisiologia feminina. Por isso, é importante conversar com seu ginecologista para que sua rotina seja saudável e personalizada para as suas necessidades.
5- Flacidez íntima feminina:
Da mesma forma, outra queixa muito comum nos consultórios é a flacidez vulvar, que pode acontecer por conta do envelhecimento íntimo ou após o emagrecimento muito rápido (como na cirurgia bariátrica).
Além de prejudicar a autoestima de muitas mulheres, essa flacidez ainda pode causar desconforto nas relações sexuais.
Primeiramente, é importante entender que o colágeno é uma proteína produzida pelo nosso corpo e ela é responsável pela firmeza e elasticidade da pele.
Porém, após os 30 anos da mulher, o corpo começa a perder esse colágeno e consequentemente, nossa pele começa a ficar mais flácida, inclusive na região íntima.
Bioestimuladores de Colágeno
Já existem procedimentos médicos simples e pouco invasivos, como os Bioestimuladores de Colágeno, que são perfeitos para o tratamento da flacidez íntima, pois atuam no estímulo da produção de colágeno e dessa forma criam uma reserva de colágeno em nosso corpo.
Por se tratar de um procedimento injetável (semelhante aos tratamentos dermatológicos), os os resultados conquistados nesse tratamento são mantidos por cerca de 1 até 2 anos. Algumas das grandes vantagens é que não existe cicatriz por ser um procedimento pouco invasivo, e o período de recuperação é simples.
Ultraformer III
Uma outra maneira de potencializar ainda mais os resultados é a associação entre os bioestimuladores com tecnologias. O Ultraformer III consiste em um aparelho que também estimula a produção de colágeno, porém quando associados, podem aumentar os resultados em até 6 vezes e garantem um resultado ainda mais duradouro.
Um ponto de atenção, é que cada corpo é único e possui necessidades diferentes, então o ideal é conversar diretamente com um médico para que seja feita a indicação dos melhores produtos e procedimentos.
Viu como uma simples rotina de cuidados pode garantir uma melhoria da saúde íntima, aumentar sua auto-estima e até mesmo prevenir doenças?
Dessa forma, comece hoje mesmo a cuidar da sua região íntima a partir das nossas dicas e agende uma consulta com uma pioneira e médica especialista da área, a Dra. Giovanna Milhomem. Clique aqui e agende já a sua consulta.
Quem é Giovanna Milhomem
A Dra. Giovanna Milhomem é médica ginecologista e especialista em Ginecologia Moderna, Estética e Cirurgia Íntima. Especialista pioneira em rejuvenescimento íntimo!
Natural de Brasília/DF, a doutora está com sua agenda aberta para atender 1 vez ao mês EXCLUSIVAMENTE na Clínica Giovana Moraes, em São Paulo/SP.
Se você sente dor na relação sexual, sofre de incontinência urinária, tem escurecimento na pele da região íntima, flacidez em partes da vulva ou tem falta de sensibilidade sexual, não deixe de agendar uma visita a Dra. Milhomem.
Que tal agendar agora uma consulta com a melhor Ginecologista Estética do país?