Sabia que a aplicação da toxina botulínica pode ser realizada de maneira preventiva?
A aplicação pode minimizar o surgimento de rugas e linhas de expressão por meio de relaxamento da musculatura, que deixa as contrações mais enfraquecidas e assim,as mímicas faciais mais suaves.
Mas quando começar a usar a toxina botulínica? Essa é uma dúvida bem comum, já que se trata de uma intervenção estética e depende de uma análise detalhada do paciente pelo profissional com experiência na área.
Pensando nisso, separamos as principais informações sobre a toxina botulínica que você precisa saber. Confira!
Toxina botulínica: o que é e como age?
A toxina botulínica, também conhecida popularmente como botox, consiste em uma neurotoxina paralisante muscular, que tem a capacidade de relaxar temporariamente os músculos de determinada área do corpo.
A medicina estética está evoluindo constantemente. Apesar de ainda existirem diversos outros meios que trazem jovialidade e tonicidade à pele, a toxina botulínica é uma ótima opção de tratamento desde 1990, quando chegou no Brasil, e até hoje é uma das mais famosas técnicas entre os pacientes.
A aplicação é realizada por meio de injeções com a substância diretamente na região de tratamento e é feita de forma rápida, e muito bem tolerado. Os efeitos começam ser visíveis de 5 a 14 dias e duram cerca de 3 a 6 meses. A partir disso, a ação muscular retorna gradativamente. Uma nova aplicação pode ser feita a cada 4 meses para manter as linhas suaves e o rosto harmônico.
Para que serve a toxina botulínica?
O botox tem o objetivo de suavizar as contrações dos músculos faciais, e assim diminuir a força dos movimentos, o que consequentemente diminui as linhas de expressão. Com isso, é possível passar um visual mais leve da face, sem congelar todas as expressões e manter a aparência em dia.
O procedimento é muito utilizado para amenizar e prevenir o surgimento de linhas de expressão de bravo entre as sobrancelhas, reduzir os pés de galinha na região dos olhos e levantar as sobrancelhas. Além disso, o botox é usado também para a correção do sorriso gengival e diminuição do suor em axilas, mãos, pés e couro cabeludo.
Apesar de ser uma grande ferramenta dos procedimentos estéticos, a toxina botulínica também é usada para tratar doenças e sintomas, como paraplegia, microcefalia, espasmos musculares, bruxismo, estrabismo, hiperidrose, salivação excessiva entre outros.
Qual seria a idade correta para a aplicação preventiva de botox?
O início do tratamento com toxina botulínica não tem idade específica. Em vez disso, é preciso analisar uma série de fatores que determinam se o paciente é indicado para a aplicação de botox, como o grau de envelhecimento da pele, a força da musculatura e a mímica facial.
De forma geral, é recomendado que o tratamento comece em torno dos 25 – 30 anos para prevenção, aliado com cuidados com a pele em casa. No entanto, não é correto ligar somente a faixa etária a aplicação da toxina botulínica, algumas pessoas podem precisar realizar o procedimento mais cedo e outras mais tarde.
Não se esqueça que um médico com experiência e ótimas avaliações é fundamental para a realização desse tratamento, uma vez que há riscos e contraindicações. Portanto, procure um profissional especializado para analisar o seu caso.
Quais as contra indicações para aplicação de toxina botulínica?
O procedimento com toxina botulínica tem algumas contra indicações que são comuns em relação a outros medicamentos. Sendo assim, a aplicação de botox deve ser evitada nos seguintes grupos de pessoas:
- Alérgicos aos componentes presentes na substância;
- Mulheres grávidas;
- Pessoas portadoras de doenças musculares, neurológicas, imunológicas e coagulopatias;
- Pessoas que estão passando por processos inflamatórios ou infecciosos ativos da pele;
O que deve ser considerado antes de começar esse tratamento com botox?
Ao optar por tratamentos estéticos, é importante considerar algumas informações e cuidados. Veja os principais pontos sobre o procedimento com toxina botulínica, a seguir!
A toxina botulínica pode ser aplicada nas seguintes regiões:
- Testa;
- Entre as sobrancelhas;
- Contorno dos olhos;
- Ao redor da boca;
- Ponta do nariz;
- Pescoço e colo;
- axilas;
- mãos e pés.
Durabilidade do botox
A aplicação da toxina botulínica é temporária e reversível, e as primeiras aplicações podem ter duração média de 3 a 6 meses. Tudo depende da área de tratamento e da força muscular do paciente. Sendo assim, após esse período é preciso fazer novas aplicações para que os resultados sejam mantidos.
Recuperação
A recuperação após o procedimento é bem tranquila e básica. Em suma, é preciso que paciente não force ou massageie a região e não abaixe a cabeça por 4 horas após o tratamento, evite esforço físico por 24h após a aplicação do botox e evite a exposição solar.
Entendeu melhor sobre a toxina botulínica? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e mostre a mais pessoas as funcionalidades e os benefícios do tratamento!
Na clínica Giovana Moraes, você vai encontrar profissionais experts em diversos procedimentos estéticos e dermatológicos. Entre em contato com a gente e tire todas suas dúvidas! Acompanhe mais novidades nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Entre em contato conosco e agende a sua avaliação!