Pitiríase

É uma micose que acontece no couro cabeludo – também conhecida como tinea capilar ou pitiríase – é uma infecção causada por fungos, que causa coceira e descamação. “Esses microrganismos também fazem parte da microbiota do couro cabeludo e podem ser ativados por fatores como estresse, sudorese excessiva, alteração do pH do couro cabeludo, entre […]

Foliculite

Foliculite é a inflamação de um ou mais folículos pilosos que pode ocorrer em qualquer lugar do corpo com pêlos, inclusive, o couro cabeludo. É causada por uma infecção viral, bacteriana ou fúngica.

Psoríase

A psoríase é uma doença crônica e não contagiosa. Embora a sua causa não esteja bem esclarecida, acredita-se que pode estar relacionada ao sistema imunológico e à genética. Pessoas com psoríase apresentam placas avermelhadas descamativas de contornos delimitados, e que aparecem no corpo.

Dermatite Seborreica

Popularmente conhecida como caspa, a seborréia ou dermatite seborreica está diretamente relacionada à alteração na produção de sebo pelas glândulas sebáceas, aumentando, assim, a oleosidade do couro cabeludo. Outros causadores da doença são o desequilíbrio na colonização de espécies de fungos e bactérias e uma resposta inflamatória desregulada.

Alopecia

Envolve a perda de pelos e cabelos nas regiões do corpo onde estão presentes. Dentre as principais, temos: Eflúvio Telógeno: diferente das outras alopecias, é a perda aguda e progressiva de cabelos após doenças crônicas ou febris e também por estresse ou gravidez. O cabelo fica escasso e com aspecto fino. Areata: são falhas no […]