Uma a cada quatro pessoas que contraíram a Covid-19 sofreram com a queda acentuada de cabelos. Esse é um dos efeitos colaterais da doença mais comuns entre os pacientes recuperados, afetando cerca 25% do total. Por isso, caso você tenha tido contato com o vírus, preste atenção na saúde dos fios.
O processo de queda capilar em decorrência do Covid-19, geralmente, é ocasionado pelo encurtamento do ciclo de vida dos fios. Isso porque a maioria dos fios do couro cabeludo estão na primeira fase de crescimento e, por conta de problemas de saúde, pulam direto para a última fase, que é a fase telogena onde se apresenta a queda ou desprendimento do fio.
Neste post, explicaremos como a Covid-19 causa a queda capilar e os tipos de tratamento. Confira!
Como e por que a Covid-19 pode causar queda de cabelo?
A Covid-19, assim como outras doenças, como dengue, HIV, influenza, pneumonia, malária e tuberculose, pode estar associada ao efeito colateral de queda de cabelos. Isso acontece devido a uma resposta inflamatória do organismo que interfere no crescimento capilar, ou seja, envia um sinal para que os fios entrem em fase de queda, também chamado de Eflúvio Telógeno, entre os especialistas.
Normalmente, esse efeito colateral começa cerca de 2 a 4 meses após a infecção pelo novo coronavírus. Além disso, a duração da queda acentuada de fios pode permanecer de 3 a 6 meses, em média. Sendo assim, após um determinado período é comum o crescimento capilar voltar ao normal.
No entanto, há casos em que a quantidade de fios perdidos é alta e pode até se estender por um período maior, sendo necessário consultar um médico dermatologista. Desse modo, pode ser necessário a realização de tratamentos clínicos para reverter a situação e devolver a saúde aos cabelos. Nesse processo, os cuidados diários com as madeixas e, principalmente, com a saúde também devem ser redobrados.
Existem diversos tratamentos que ajudam na queda de cabelos pós-Covid. Contudo, apenas um especialista pode indicar qual o melhor para cada caso. De modo geral, os tratamentos costumam ser o mesmo que dos demais casos de Eflúvio Telógeno.
Quais os tratamentos que contribuem para a queda capilar pós-Covid?
Felizmente, a queda acentuada de cabelos pós-Covid é reversível por meio de tratamentos que devolvem a saúde aos fios e a sua autoestima. Para isso, é preciso procurar por uma dermatologista especialista em tratamentos capilares ou um tricologista para avaliar o seu caso e indicar a melhor solução para recuperar os fios e diminuir a queda.
O tratamento pode combinar uma série de procedimentos que vão devolver as vitaminas e minerais aos fios, aliado aos cuidados em casa. Lembre-se de não fazer automedicação, uma vez que isso pode prejudicar a saúde do cabelo e você pode gastar em remédios ineficazes para a sua situação.
Na Clínica Giovana Moraes contamos com diversos profissionais especializados em cuidados com os fios. Nossos tratamentos são completos e ajudam na recuperação da saúde dos fios. Conheça os principais, a seguir!
Reposição de vitaminas e aminoácidos
A deficiência de certas vitaminas, minerais e aminoácidos em nosso organismo é uma das principais causas da queda de cabelos pós-Covid. Esses nutrientes são fundamentais para manter o funcionamento e manutenção capilar, impactando na sua resistência, saúde e beleza dos fios.
Por isso, por meio de exames personalizados, é possível identificar carência ou excesso de nutrientes no corpo do paciente, os quais podem levar à queda capilar. Dessa forma, o especialista indicará a suplementação adequada através dos DRIPS, paciente.
Mesoterapia capilar
A mesoterapia capilar é uma técnica que ajuda a recuperar os fios, diminuir a calvície e aumentar o volume do cabelo de forma natural. Por esse motivo, é uma ótima opção para tratar a queda capilar pós-Covid. O tratamento consiste na aplicação de substâncias diretamente no couro cabeludo para estimular o crescimento dos fios.
As substâncias se tratam de aminoácidos e vitaminas, as quais são inseridas no couro cabeludo através de microagulhas que não ultrapassam a profundidade de 4mm. A quantidade de sessões indicada pelo profissional depende do grau da queda capilar. Além disso, é preciso um intervalo de 1 a 15 dias entre as aplicações.
Led capilar
O Led capilar é um aparelho que emite uma luz monocromática diretamente no couro cabeludo para acelerar as atividades celulares, o que interrompe a queda capilar e os fios voltam a crescer mais fortes, bonitos e saudáveis. Em outras palavras, o tratamento reestrutura as funções das células tronco do bulbo capilar e estimula a divisão das células.
Além do poderoso efeito contra a queda capilar decorrente da Covid-19, o procedimento promove excelentes resultados no tratamento das alopecias, dermatites no couro cabeludo e pós-operatório de transplante capilar, já que tem forte ação anti inflamatória.
MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele)
O MMP é um procedimento que consiste em micro perfurações superficiais no couro cabelo para estimular a circulação sanguínea e gerar uma reação inflamatória para contribuir para o crescimento da raiz dos fios. O equipamento conta com pequenas agulhas em suas pontas, sendo realizada a aplicação simultânea no local.
Dessa maneira, a aplicação dos medicamentos para tratamento de queda capilar pós-Covid é distribuída de forma mais homogênea, garantindo um controle de profundidade.
Laser capilar fotona
Esse é o procedimento mais moderno quando o assunto é queda capilar. O tratamento ajuda a controlar a queda capilar e estimular o crescimento dos fios. O laser proporciona uma mudança no ciclo capilar, ativando as células que antes estavam inativas, o que faz com que elas entrem em fase de crescimento, aumentando o volume do cabelo.
O laser capilar fotona também pode ser utilizado na técnica chamada “drug delivery”. Trata-se de promover ferimentos minúsculos e invisíveis no couro cabeludo que facilitam a penetração de medicamentos que ajudam no crescimento do cabelo.
Terapia regenerativa
A terapia regenerativa consiste em uma técnica a qual uma pequena quantidade do sangue do paciente é coletada e centrifugada para separar a parte vermelha do plasma. Em seguida, esse plasma é injetado no couro cabeludo para tratar a queda capilar. O procedimento incentiva o crescimento dos fios ao concentrar o número determinado de plaquetas no couro cabeludo.
Essas informações foram úteis? Acompanhe mais novidades no blog da Giovana Moraes.
Entre em contato conosco e agende a sua avaliação!