Se você busca o equilíbrio das proporções do rosto, prefere remover traços incômodos ou apenas melhorar um pequeno detalhe, a harmonização facial pode ser uma ótima opção.
Neste conteúdo, mostraremos tudo o que precisa saber sobre a harmonização facial. Acompanhe!
O que é harmonização facial?
A dermatologista do Grupo Giovana Moraes, Dra Renata Porphirio, explica que “É comum surgirem manchinhas, rugas, linhas de expressão, bigode chinês e olheiras no rosto conforme a idade avança. Desse modo, a harmonização facial trata olheiras, rugas, linhas de expressão, assimetria e alterações na zona T (testa, nariz e queixo).” Processo que, geralmente, começa a partir dos 30 anos e pode ser agravado por interferências externas, como a poluição, consiste na perda gradual da produção das substâncias as quais mantêm a saúde e beleza da região
Sendo assim, podemos definir a harmonização facial como um conjunto de procedimentos estéticos simples que atuam na melhora da beleza e harmonia dos traços do rosto. Dessa forma, o procedimento trata o envelhecimento da região, aumentando a elasticidade da pele, diminuindo a queda de músculos e gordura, comuns conforme a idade.
Quais os principais benefícios do procedimento?
A beleza é uma questão subjetiva, ou seja, a percepção sobre o que é bonito difere de cada pessoa. Contudo, há quem se incomode com pequenos detalhes na própria face e busque por tratamentos simples para reduzir as imperfeições. Conheça os principais benefícios da harmonização facial, a seguir:
- Menos invasivo: é possível fazer mudanças como nariz empinado, queixo protuberante, assimetria do rosto, entre outros, sem precisar passar pelo processo de cirurgias;
- Recuperação é simples e rápida: por conta do uso das agulhas e demais técnicas, um pouco de inchaço é comum após o procedimento. No entanto, não há a necessidade de afastamento do trabalho e atividades diárias;
- Minimiza sinais de envelhecimento: o tratamento previne o envelhecimento precoce da pele, mantendo-a com um aspecto jovial e sem alterar a fisionomia do pacientes;
- Proporciona um efeito lifting: com a harmonização facial é possível revitalizar a pele, diminuir as bolsas sob os olhos, linhas e rugas de forma rápida, eficaz e sem precisar de intervenção cirúrgica;
- Melhora a autoestima: ao melhorar alguns aspectos do rosto que incomodavam o paciente, a harmonização facial tende a deixar o indivíduo mais confiante e bem com sua aparência.
Como é feita a harmonização facial?
Primeiramente, é feita uma análise detalhada por um dermatologista das necessidades e objetivos do paciente com a mudança estética. Nesse caso, o profissional divide o rosto em linhas horizontais ou verticais e observa os déficits de projeção ou excesso de volume.
Dessa maneira, é possível visualizar quais pontos podem ser harmonizados para equilibrar a estrutura do rosto, promovendo uma mudança sutil no rosto. Com isso, é possível ter os seguintes efeitos:
- Top model look;
- Rinomodelação;
- Melhora da textura da pele;
- Diminuição das marcas de expressão e rugas;
- Arqueamento das sobrancelhas;
- Aumento dos lábios e melhora do contorno labial;
- Projeção do queixo;
- Realce do contorno do rosto, o que inclui a redução da papada;
- Melhora do aspecto da papada.
De forma geral, o resultado depende das preferências do paciente e das técnicas do profissional. Por esse motivo, é fundamental o alinhamento do exame físico às expectativas do paciente e, com isso, o resultado será um procedimento personalizado, e não algo padronizado, como vemos nas redes sociais, o que dá a impressão que as pessoas estão com os mesmos traços e lábios.
Quais as principais técnicas utilizadas na harmonização facial?
A harmonização facial é um procedimento que pode ser realizado por diferentes técnicas de forma individual ou combinadas. O profissional é quem definirá o melhor procedimento para o seu perfil e preferência.
-
Aplicação de toxina botulínica
A toxina botulínica, também conhecida como botox, é ideal para realizar o arqueamento das sobrancelhas e suavizar rugas e linhas de expressão. A razão disso é que a substância reduz a contração muscular de forma segura, rápida e indolor. Os resultados do procedimento têm durabilidade de 4 a 6 meses.
-
Preenchimento com ácido hialurônico
O ácido hialurônico é utilizado para realizar o procedimento de preenchimento nas maçãs do rosto, queixo e lábios; A substância é produzida pelo próprio organismo e, por isso, os riscos de rejeição pelo corpo são menores, além de gerar resultados excelentes que podem durar cerca de 8 meses.
Outras opções para preenchimento são os bioestimuladores como o Radiesse e Sculptra.
Portanto, a harmonização facial é uma ótima alternativa para quem sonha em realizar pequenas alterações na face Consulte sempre um médico para realizar qualquer tipo de procedimento e obter o melhor resultado. Para mais informações acesse o site da Clínica Giovana Moraes!