By Giovana Romani
Sim, há uma licença poética neste título. Afinal, o nome do cuidado com os cabelos é hair care – mas compará-lo à forma como lidamos com o skincare é uma boa maneira de mostrar a importância que ele vem ganhando. A analogia é básica: não muito tempo atrás, quando se tratava do rosto, a premissa era esconder em vez de tratar. Havia tutoriais e mais tutoriais de make, tudo pensado para esconder “imperfeições”, camuflar olheiras, disfarçar manchas e espinhas. Hoje, pensamos em cuidar da pele, hidratar muito, usar ácidos, séruns firmadores, protetor solar SEMPRE…
Isso sem contar os lasers que devolvem textura e brilho à pele, os peelings, os bioestimuladores de colágeno, os preenchedores. Sim, a gente já entendeu que, melhor que maquiar, é tratar. Maaaas, quando falamos dos cabelos, ainda somos um pouco reféns de chapinha, escova, babyliss, modeladores de cachos, finalizações que “disfarçam” a textura natural dos fios.
Pois a boa notícia é que isso está mudando e, a curto prazo, a tendência é que ir ao tricologista torne-se rotina, tanto quanto ir ao dermatologista. Para quem não está familiarizado com o termo, tricologista é o profissional especialista em cuidados capilares, do couro cabeludo à ponta, passando por toda a estrutura do fio.
Hair care em alta
Como paciente da Clínica Giovana Moraes, tenho o privilégio de contar com esses cuidados capilares e vou dividir um pouco dessa experiência aqui. Antes, um detalhe: me interessei pelo protocolo de cabelos após observar os resultados incríveis da influenciadora e consultora de bem-estar Bertha Juca, minha amiga e também paciente da clínica. Loiríssima como eu, ela exibe madeixas volumosas e super saudáveis graças aos tratamentos do centro capilar.
Vamos a eles? Primeiro, ao chegar na consulta, passamos por uma análise completa, feita com uma câmera de superzoom posicionada no couro cabeludo. Aí a profissional consegue analisar características profundas e entender o melhor protocolo. Depois, hora do bordado, técnica de corte feita com a tesoura para eliminar frizz e pontas duplas. Então, passamos para um blend de vitaminas aplicadas diretamente sobre o couro cabeludo, com o objetivo de fortalecê-lo e revitalizá-lo. Passamos para a lavagem com produtos específicos para o tipo de fio de cada um e, por fim, rola a sessão de laser capilar.
A dica aqui, como em tudo na vida, é: constância e consistência. Criar uma rotina de cuidados em casa e visitar um tricologista regularmente é a receita para livrar-se, de uma vez por todas, de horas e horas de finalização.