Blog

10 cuidados para manter sua pele saudável no inverno

Você já percebeu que a pele se comporta de maneiras distintas nas diferentes estações do ano? Sendo assim, os cuidados com a pele no verão é diferente do inverno. A baixa temperatura e umidade do ar diferenciada são características do inverno e podem ser grandes vilões para a saúde da derme, principalmente no rosto.

 

Nos dias com temperatura mais baixa, a produção de oleosidade é reduzida e, com isso, a pele perde a hidratação fundamental para a sua proteção, ficando mais ressecada e sensível. No entanto, a estação mais fria do ano pode ser perfeita para aderir a alguns procedimentos estéticos.

 

Para você entender melhor sobre os cuidados com a pele no inverno, veja 10 dicas fundamentais a seguir!

Pele saudável no inverno

1. Preste atenção ao estado da sua pele

Conhecer o tipo da sua pele (seca, normal, mista ou oleosa) é essencial para adequar os cuidados conforme a necessidade. Contudo, é mais importante ainda prestar atenção em como a derme se comporta em diferentes situações, como nas mudanças climáticas. 

 

No frio intenso, é comum a pele ficar mais viçosa e repuxando. Caso você perceba essa mudança, adapte os produtos para o inverno, trocando dermocosméticos com toque seco por outros com ação hidratante, por exemplo.

 

2. Limpeza de pele diária é muito importante

A limpeza de pele ajuda a remover impurezas acumuladas durante o dia e a obstrução dos poros, os quais podem levar a acnes e, consequentemente, o surgimento de manchas. Por isso, é importante manter esse cuidado diário e contar com produtos com a formulação mais suave para não agredir a pele ressecada.

 

Além disso, invista em uma limpeza profunda em clínicas de estética pelo menos 1 vez ao mês para garantir que qualquer resíduo de impurezas ou células mortas sejam removidos da pele. Dessa forma, você consegue garantir a eficiência da higiene da derme com segurança e qualidade de serviço.

 

3. Hidratação contínua para evitar o ressecamento

A hidratação é importante para garantir a barreira protetora da pele, prevenir o ressecamento e evitar o efeito rebote (produção excessiva de oleosidade). Desse modo, utilize dermocosméticos hidratantes oil-free após a limpeza de pele diariamente. O ideal é manter essa rotina de cuidados 2 vezes ao dia, de manhã a à noite.

 

No inverno, a pele do rosto costuma ressecar bastante, sendo necessário aderir a uma hidratação profunda. Por isso, aposte em procedimentos estéticos para melhorar a oxigenação da pele e devolver os nutrientes essenciais para a saúde da região.

 

4. Não se esqueça dos lábios

Você já ficou com os lábios ressecados e craqueados nos dias mais frios? Saiba que essa região costuma sofrer mais com os efeitos do clima e, por isso, requer bastante atenção. Por essa razão, é importante utilizar hidratantes labiais e evitar tirar a pelinha e lamber os lábios, já que a saliva pode piorar o ressecamento. 

 

5. A proteção solar deve permanecer mesmo no inverno 

Se você acha que a proteção solar é apenas no verão, mais especificamente em praias ou piscinas, saiba que não é verdade. Na estação mais fria, o sol costuma se esconder entre as nuvens, mas os raios nocivos para a pele, UVA e UVB, conseguem chegar até nós, o que torna necessário o uso de protetor solar com fator 30, no mínimo.

 

Em contrapartida, a falta de proteção pode causar manchas, envelhecimento precoce e, em casos mais graves, câncer de pele. 

 

6. Evite banhos muito quentes 

Nada como tomar aquele banho bem quentinho para aquecer o corpo no inverno, não é? Mas preste atenção na temperatura da água, uma vez que banhos muito quentes podem ser ruins para a saúde da pele. Essa prática pode afetar a barreira de proteção e provocar o ressecamento da derme.

 

Portanto, ajuste a temperatura do banho para morno, de maneira que fique mais agradável para a pele. Nos cuidados com o rosto, prefira sempre a água fria para não remover a oleosidade natural da derme. 

 

7. Lembre-se de cuidar da pele do corpo todo

A pele do rosto é mais sensível e, por isso, é comum focarmos os cuidados nessa região. Porém, o processo de ressecamento da pele no inverno também afeta a pele do corpo. É possível observar o descamamento, a perda de viço e tonalidade acinzentada nos pés, pernas, mãos e braços.

 

Para contribuir com os cuidados com a pele do corpo, utilize produtos hidratantes ao menos 2 vezes ao dia, faça a esfoliação corporal a cada 15 dias e troque o sabonete em barra pelo líquido. 

 

8. Mantenha uma alimentação equilibrada

Essa é uma das principais dicas para manter a pele bonita. Isso porque os nutrientes dos alimentos ajudam no bom funcionamento do organismo, resultando em um corpo e pele saudável.  Além disso, a dermatologista Dra Giovana Moraes recomenda comer muitos legumes, hortaliças e frutas no inverno, como:

 

  • morango;
  • laranja;
  • mexerica;
  • cereja;
  • limão;
  • brócolis;
  • repolho;
  • cenoura.

 

Esses alimentos contam com vitaminas e minerais que permitem neutralizar radicais livres (moléculas “tóxicas” para a pele quando produzidas em excesso), o que previne o envelhecimento precoce.

 

9. Beba bastante água para manter o organismo hidratado

De acordo com a médica dermatologista Dra. Giovana Moraes, para preservar a hidratação da pele, principalmente durante os dias frios, é muito importante beber bastante água diariamente. Um organismo hidratado manifesta uma pele macia e com elasticidade. Desse modo, opte por tomar em média 2 litros de água por dia. 

 

10. O inverno é uma ótima oportunidade para realizar procedimentos estéticos

A maioria dos procedimentos estéticos em clínicas necessitam da menor exposição solar possível durante um certo período para evitar manchas ou correr o risco de agressão à pele que fica sensível após a sessão. Sendo assim, essa é uma ótima oportunidade para investir em tratamentos como máscaras faciais, argila, peelings, clareadores, limpezas, procedimentos à lasers, entre outros.

 

Conte com uma clínica de estética especializada e referência nos tratamentos para realizar o seu procedimento. Os profissionais vão indicar o melhor cuidado com a sua pele e será possível observar uma grande melhora na saúde da região.

 

Quer saber mais dicas sobre cuidados com a pele, ver novidades sobre procedimentos estéticos e acompanhar as tendências no mundo da dermatologia? Então, veja o blog da Giovana Moraes e siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está preparada para responder todas as suas dúvidas
👋 Olá, como podemos ajudar?